Luna Lee

9 jul

Oi pessoal!

Esse domingo eu estava muito marota fuçando no facebook do IdeaFixa, quando me deparei com uma versão coreana  e feminina de Jimi Hendrix!

Luna Lee toca o Gayageum (ou Kayagum) de forma inusitada de uma forma que preenche a alma e o espírito. É impressionante como o instrumento coreano foi bem adaptado as músicas ocidentais e modernas de forma tão natural.

Para quem não sabe (ou não pesquisou na wikipedia) o Gayageum é um instrumento tradicional coreano de 12 cordas pertencente a família das cítaras.  Hoje se fazem gayageum de 21 cordas (como o de Luna). No oriente existem muitos instrumentos similares como o koto japonês (tocado pelas Geishas) e o guzheng da China.

Num resumo bem básico do que eu li sobre o instrumento, ele vem da Era dos Três Reinos da Coréia por volta do Século VI pelo Rei Gashil – que mandou um músico chamado Wu Ruk compor uma música num antigo instrumento chinês. Durante a Dinastia Shilla,  Wu Ruk desenvolveu o instrumento chamado Gayageum.

Clique aqui se você quer saber mais sobre cítaras e harpas.

E para finalizar a segunda música que eu mais gostei tocada pela Luna (a primeira foi Voodoo Chile): Mary had a little lamb!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s