Mulheres Samurai – parte III: Hangaku Gozen

5 jul

Continuando a série sobre mulheres samurai, hoje vamos falar de Hangaku Gozen (lembrando que gozen significa “senhora” ou “lady”)

Texto original de Kallie Szczepanski, historiadora pela Western Washington University.

Hangaku Gozen, uma mulher samurai contemporânea da Guerra Genpei, aliada do clã Taira, c. 1200. Library of Congress Prints Collection.

Outra guerreira famosa da Guerra Genpei foi Hangaku Gozen, também conhecida como Itagaki. Ela era aliada do clan Taira, que perdeu a guerra.

 Mais tarde, Hangaku Gozen e seu sobrinho, Ju Sukemori, se uniram a Revolta Kennin de 1201, a qual tentou derrubar o novo xogunato Kamakura (formado pelo clã Minamoto, os rivais do clã Taira). Ela formou um exército e liderou esta força de 3000 soldados na defesa do Forte Torisakayama contra o ataque dos leias aos Kamakura que tinham 10.000 soldados ou mais.

O exército de Hagaku se rendeu após ela ser ferida por uma flecha; ela foi capturada e levada ao Xogum como uma prisioneira. Apesar do Xogum poder ter ordenado que ela cometesse seppuku, um dos soldados de Minamoto se apaixonou pela prisioneira, e ele teve permissão para casar-se com ela.

A samurai e seu marido, Asari Yohito, tiveram pelo menos uma filha.

No próximo post (e última parte) falaremos de 3 mulheres samurais da Guerra Boshin: Yamakawa Futawa, Yamamoto Yaeko,  e Nakano Takeko.

Parte I – Imperatriz Jingu
Parte II – Tomoe Gozen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s