Mulheres Samurais – parte I: Imperatriz Jingu

2 jul

Oi pessoal!

Estava esses dias navegando pelo AsianHistory.abaout.com de novo, e encontrei uma galeria de imagens que contava um pouco sobre mulheres samurais.

Como eu comecei essa sessão de história aqui no blog com 2 papéis femininos icônicos da história e cultura asiática (primeiro as Geishas, depois as Gisaeng) achei interessante falar um pouco sobre algumas mulheres guerreiras japonesas.

Obs.: Os textos originais são deKallie Szczepanski, eu só traduzo!

A Imperatriz Jingu (c. 169 – 269 d.C.) lidera uma invasão a Coréia.
Library of Congress Prints Collection.

 

Muito antes do termo “samurai” ser cunhado, os guerreiros japoneses já eram habilidosos com a espada e a lança. Dentre estes, algumas mulheres como a lendária Imperatriz Jingu (169-269 d.C.) se destacavam, retratada acima liderando uma invasão à Coréia.

De acordo com as lendas, Jingu foi casada com o décimo quarto imperado do Japão, Chuai, que reinou entre 192 e 200. Após a morte do marido, a Imperatriz governou como regente no lugar de seu filho infante. Para “passar o tempo”, ela invadiu e conquistou a Coréia (sem derramar uma gota de sangue, de acordo com a lenda)

“Mulheres Samurai”

Os lingüistas puristas apontam que o termo “samurai” é uma palavra masculina; além disso, não há “mulher samurai”

 Mesmo assim, por milhares de anos, algumas japonesas de castas mais altas aprenderam artes marciais e participaram de lutas.

Entre os séculos XII e XIX, muitas esposas da classe samurai aprenderam a manejar a espada e a naginata (uma lâmina em um bastão longo) primeiramente, para defenderem a si e aos seus lares. No advento de seu castelo ser tomado por guerreiros inimigos, era esperado que as mulheres lutassem até o fim e morressem honradamente, com armas na mão.

Algumas jovens mulheres eram tão habilidosas que cavalgavam para a guerra ao lado dos homens ao invés de ficarem em casa esperando que a guerra viesse até elas.

Nos próximos posts trarei mais nomes femininos marcados na história das guerras civis japonesas.

Até mais  o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s