A Fantástica Lista de Natal Dazamiga Nerd – 5ª de Quadrinhos e livros!

16 dez

Oi, gente bonita!

Pra encerrar a nossa FANTÁSTICA LISTA DE NATAL DAZAMIGA NERD , hoje a gente vai falar de coisa boa!

Não, não é bem isso...

Vamos falar de livros e quadrinhos pra você dar de presente pra esses nerds que são seus amigos, ou pra você mesma se presentear, né?? Por que não??

Nesse post crocante, vamos dar dicas não apenas de lançamentos, mas também de títulos clássicos.

Tá preparada? Vamos aloprar de vez com o seu orçamento? Então segura na mão do Dr. Manhattan e VEM!

Vamos começar com Daytripper, dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. Eu confesso que ainda não li, mas já vi muita polêmica em torno dessa HQ. Uns dizem que é uó, outros que é a melhor coisa desde que inventaram o leite condensado. Não vou tecer opinião aqui, mas me parece bacana ver dois brasileiros ganhando o mercado internacional com uma produção original. E, mesmo sem ler, acho que é pelo menos interessante uma história internacionalmente aclamada se passar no Brasil – São Paulo – com um protagonista tupiniquim. A princípio essa HQ me dá quentinho no coração. Assim que eu ler, comento melhor com vocês.

E outra coisa, Daytripper é aprovado por Gerard Way, o que me lembra que eu preciso criar vergonha na cara e ler Umbrella Academy. Me julguem.

Outro quadrinho sobre o qual eu ouvi pencas e o tal do Aterios Polyp. Não tenho opinião ainda porque não li (mais um da fila), mas no geral as críticas são bem boas. Pelo que pesquisei a respeito, é uma daquelas histórias bem viajadas, mas que cativam e acabam funcionando. VAMOS ACOMPANHAR.

Tem outra HQ que eu vou sugerir muito mais pela minha vontade de ler: Cicatrizes, do David Small. Sei que é autobiográfica e trágica as hell, mas eu não sou mesmo fã de coisa muito light ou sempre tranquila. Acho fake. Então, eu vou ler e fikdik pra vocês!

E como me dá muita vergonha escrever sobre o que eu não li ainda, vamos sugerir uns clássicos, porque né… Tem HQ que nunca sai de moda…

E vou começar falando de Alan Moore, e daí?? Tem quem já esteja enjoado, tem que fique adorando o barbudo como se fosse deus. Eu gosto das histórias dele. As que eu li, achei bem escritas, não tenho opinião envolvendo as excentricidades dele nem as críticas matadoras que ele faz á indústria de quadrinhos. Mas acho aquela barba muito épica, confesso.

Maaaaaaaaaaas vamos ao que interessa, néam??

Vou começar por uma obra do senhor Moore que eu particularmente gosto muito, mas que não me parece ser a que mais recebe atenção, apesar de ter um filme bem bacana (mas não fiel) estrelando o nosso bophe consenso eterno, Johnny Depp. To falando de Do Inferno.

Eu amo a temática vitoriana no geral. Se pudesse, andava por aí de espatilho e vestido, mas né… Enfim, eu acho legal como Moore baseia suas narrativas em contextos reais, e daí insere seus personagens e situações. E acho muito legal como ele se apropria do mistério do Jack Estripador. Fora que a o visual é muito interessante, baseado nos cartazes e anúncios em preto e branco comuns no século dezenove.

E agora vamos chutar o balde e falar da obra mais óbvia do barbudo Moore. Watchmen. Acho que dispensa apresentações, e o filme – Devidamente sugerido como presente no post sobre DVD’s – conseguiu adaptar a história sem zoar todo o barraco.

De qualquer forma, essa HQ tem o mérito re ressuscitar o gênero de super heróis, além de tronar toda a história mundial moderna muito mais interessante ao propor uma coisa até bem simples: como seria o mundo se existissem super heróis??

Pra encerrar os quadrinhos, quero falar de um que eu e a Kit amamos, e que eu, particularmente, acho um festival tanto de história quanto de visual. To falando de Sandman! Até porque o Sonho é um dos amores nerds aqui do blog!

Acho que o Neil Gaiman também tem um peso enorme no mundo dos quadrinhos, mas por motivos diferentes do Sr. Alan Moore. O Gaiman me parece um guri que nunca cresceu, e que ainda inventa histórias que beirariam o sem sentido se não fossem recheadas de poesia, beleza, pequenas alegrias e aquela confiança que criança tem quando te conta uma história que ela criou, a ponto de, naquele momento, a coisa toda ser verdade. Além disso, a parceria dele com o David McKean para o visual é uma coisa que quase me faz chorar de tão linda.

E agora vamos falar de livros pra você fingir pra sociedade que é um ser maduro e crescido que não lê apenas coisas com figuras.  Quem deu boa parte das sugestões foi a gatíssima @arezita, então beijo pra ela! E vamos lá!

Começando pelo épico e pelo óbvio: Crônicas de Gelo e Fogo. To com o volume 1 emprestado da Mila pra ler. Vou falar, livro grosso me emociona de um jeito! E é bom pra gente se entreter enquanto a segunda temporada de Game of Thrones não chega, néah?

Outra pedida boa da Are é Shibumi. O livro é de 1979. Pelo que eu li a respeito, parece uma história de ação bem bacana. É sobre um assassino combatendo a conspiração de comapnhias de energia que dominam todo o ocidente. Confere, Are??

A sugesão de agora é uma trilogia na verdade: a Trilogia Sprawl, do William Gibson. Eu curto um bom cyberpunk, e essa tilogia anos 80 vai naquela linha que a gente adora, estilo Blade Runner, Akira, coisa decadente.

Mais uma ideia que eu tive (e que me lembrou da Mila) foi Orgulho e Preconceito e Zumbis. Acho que dá pra se divertir muito com esses gêneros mash-up, desde que se esteja com espírito pro nonsense. E juntar monstros com literatura vitoriana me parece tão digno. Fica chique.

E pra encerrar, a derradeira e melhor sugestão, que eu guardei pro final!

BRINKS, gente, não leiam essa merda! Quem ler vai apanhar dos bophes do TOP 5. Aliás, é amanhã!!! Se preparem!!!

Beijos!

Nick

4 Respostas to “A Fantástica Lista de Natal Dazamiga Nerd – 5ª de Quadrinhos e livros!”

  1. liareiko dezembro 16, 2011 às 2:15 am #

    Incrível post, BEE!! estou com vontade de ler tudo!!! \o/

  2. danakitsuneKit dezembro 16, 2011 às 3:19 am #

    sandman é amor! ❤

  3. milamargarina dezembro 17, 2011 às 10:22 pm #

    Sandman é love \o/

    Eu li Orgulho & Preconceito e Zumbis! Muito bom para dar de Natal, Aniversário, dia do amigo… principalmente pra aquele amigo/amiga que só lê comédia… vc força a pessoa a ser mais cuRta XD

    beijos Bee! Muito bom o post!

  4. Amanda dezembro 18, 2011 às 10:14 pm #

    Excelentes sugestões. Fiquei interessada pela HQ brasileira.

Deixe um comentário

